Blog







O Japão tem uma maionese única: a Kewpie


A embalagem de plástico quadriculada vermelha e branca com seu icônico logotipo de bebê começa a ter destaque no mercado, não sendo só mais um produto especial perdido entre os rótulos de leitura impossíveis nas prateleiras do mercado asiático.
 
O que a torna especial e muito melhor do que as maioneses concorrentes americanas?
 
A HISTÓRIA DA KEWPIE 
Kewpie nasceu em 1925. O seu inventor, Toichiro Nakashima, estava  a tentar melhorar o físico dos japoneses. Então, ele usou duas vezes mais gema de ovo do que o seu concorrente mais próximo. 
 
Desde então, Kewpie tornou-se o condimento mais popular no Japão e é o padrão para a maionese japonesa. Sua popularidade realmente não pode ser subestimada na Ásia. Kewpie está disponível em quase todas as mesas do restaurante e as pessoas usam para tudo, desde molhos de salada a molho de vegetais.
 
COMO SE FAZ?
A Kewpie usa uma máquina especial projetada para tornar a maionese muito suave. Normalmente, quando se emulsiona o vinagre e o óleo, as moléculas grandes permanecem (especialmente quando se usa um batedor). A máquina une as moléculas, forçando as gotas de óleo a tornarem-se muito, muito pequenas (2-4 mm/1000), tornando-a mais cremosa do que a maionese feita em casa.
 
 
Fazendo uma comparação de sabor, não é só a textura que é notada, AKewpie é mais saborosa e doce que a Hellman's (por exemplo). Isto ocorre porque a maionese japonesa usa apenas gema de ovo em vez de ovos inteiros, o que lhe dá uma cor amarela e sabor delicioso. A Kewpie contém 70% de óleo vegetal e 30% de ovo, vinagre e especiarias.
 
O resultado? Uma maionese super suave de consistencia fina e textura cremosa. O seu sabor ácido adiciona um nível adicional de profundidade à comida, o que faz com que tudo tenha um sabor mágico. Tem um acabamento mais suave e um pouco mais de doçura que a maionese americana (graças ao uso de vinagre de arroz em vez de sumo de limão ou vinagre destilado). Tudo sem utilizarem açúcares nem sal adicionados.
 
O QUE REALMENTE FAZ O SABOR DA KEWPIE TÃO BOM?


 
No entanto, ela tem um ingrediente secreto especial, o MSG. O glutamato monossódico tem tido uma má reputação ao longo dos anos, mas transforma pratos normais numa bomba umami. O que significa isso? Todos os alimentos têm um gosto misteriosamente melhor quando você usa Kewpie. Adicione-o a tudo, desde a salada ao molho de salada César (irá ajudá-lo a ficar emulsionado). Até mesmo adicioná-lo ao purê de batata, ninguém vai saber e vai ter um óptimo sabor.
 
Este ingrediente (que traz o "umami" em tudo ao qual é adicionado) é um aminoácido natural encontrado em alimentos como queijo parmesão e tomate. De acordo com estudos recentes, o GMS foi aprovado pela FDA como um ingrediente seguro.






« Voltar




algas marinhas desidratadas   arroz sushi   distribuição de produtos japoneses   fornecedor de produtos japoneses   hamachi fresco   importação de produtos alimentares   importação de produtos japoneses   importação de sushi   makis   molho de soja   poke   produtos alimentares japoneses   produtos asiáticos   produtos japoneses   sake   sushi   sushi gourmet   sushi yoki   temaki   vieiras